Defender TCC

Podemos dizer que a maior fonte de preocupação e ansiedade de alguém que está se formando em nível superior é o desenvolvimento e apresentação de seu TCC (trabalho de conclusão de curso) ou de sua monografia. Mas, por quê tanto nervosismo? Bem, quando somos avaliados a fim de obter um diploma para atuar na área de nosso aprendizado acadêmico, podemos sentir o peso da responsabilidade que aquilo, o que durante anos nos foi ensinado. Assim, é normal nos perguntarmos: Como vou defender meu TCC? Como defender minha monografia? Leia nesse artigo 3 dicas básicas do que muitos têm feito para se dar bem nessa fase da vida a qual apresenta tantas chances para o futuro.

VISUAL

O aspecto visual da apresentação conta muito. Então, não desconsidere isso como um ponto de menor importância pensando que conteúdo é tudo. Equilibre seu conceito. Tanto um como o outro tem o seu valor. Por exemplo, sua roupa pode destacar você, ou pode destacar a informação que apresentará. Então, analise algumas perguntas antes de escolher a roupa que usará no dia de sua apresentação: Minha roupa quer valorizar qual beleza? A minha ou a da ideia que preparei com tanto carinho? Outros aspectos importantes são: a composição do que estou vestindo; se meu perfume tem um cheiro muito intenso; o modo como olho para minha assistência; se o material didático que estou usando está em ordem; enfim, tudo o que desviar a atenção de quem está assistindo da informação apresentada pode diminuir o valor dela em algum aspecto importante.

PONTUALIDADE

Ser pontual mostrará respeito pelas pessoas que estão lhe  esperando neste dia, e realça o valor que damos para nosso TCC ou monografia. Uma dica: tente chegar ao local bem cedo, evitando estresse desnecessário. Sem contar que caso uso o meio de transporte público para chegar ao local da apresentação, também será muito importante se adiantar, garantindo assim um bom espaço de tempo para relaxar antes de começar a se apresentar. Isso vai até ajudar você a ter uma dose a mais de tranquilidade – o que diminuirá bastante a dose de adrenalina liberada em seu corpo durante o evento.

ESCOLHA DAS PALAVRAS

É natural que na nossa assistência tenha conhecidos, amigos achegados e outros com quem nos sentimos muito próximos. Mas, este motivo às vezes pode nos levar a achar que podemos descontrair o ambiente com brincadeiras a todo momento. Contudo, não se esqueça de que você não está ali com esse objetivo. Apesar de não precisar “falar como um robô”, também não será muito produtivo usar gírias, piadinhas, e palavrões então, nem pensar! Seja equilibrado: não seja um locutor de rádio nem um guia de museu. Apenas apresente a informação de acordo com o contexto do momento. Pense: Alguns pontos podem ser apresentados com mais empolgação? Mas como vou intercalar isso com um estilo mais moderado?

Além dessas dicas principais, ao apresentar seu TCC ou monografia, pense também nesses aspectos: leia menos e converse mais; mantenha a calma quando “der um branco”; produza slides fáceis de enxergar e de entender; esforce-se para manter um tom de voz agradável; equilibre seus gestos; divida bem o tempo de cada assunto; dê uma visão geral antes e faça um resumo do objetivo no final e não esqueça: nada de celular ligado!

Preocupar-se com estas dicas de forma equilibrada e sensata ajudará você a defender seu TCC ou monografia com confiança e com isso resultará em uma boa apresentação! Com certeza, você terá bons motivos para pensar na apresentação como mais um passo positivo na sua vida rumo à sua realização pessoal!

Fonte: Agradecimentos tcc

Fonte: http://www.somoseducacao.com.br/Main/Home/Index/