Como ter ideias para escrever um TCC

 

livros-computador2A escolha do tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (UM TCC PRONTO) é polêmica na vida de muitos estudantes, é isto é algo que preocupa e trás certas dúvidas na hora de realizar a escolha.  A principal dúvida está relacionada muitas vezes ao tempo de desenvolvimento e domínio do assunto.

Além disso, é muito importante se preocupar com a apresentação do seu trabalho, são inúmeros questionamentos que levam muitos estudantes a ficarem em dúvida em relação a escolha do tema.

O primeiro passo importante é fazer a escolha de um assunto que você goste ou tenha afinidade.  Quando realizamos um trabalho por afinidade ou domínio do assunto conseguimos ter uma melhor performance, pois a ideia é que nós tenhamos o domínio do trabalho, isso significa que se escolhemos um tema que estamos acostumados ou gostamos de lidar fica muito mais fácil no seu desenvolvimento, e o resultado desta escolha resultará em uma boa performance.

Ao escolher seu tema dentro da sua área de formação e está familiarizado com o que foi escolhido, agora esta é a parte que começa a sua busca por todo o conteúdo que deve ser utilizado. Uma dica importante é, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) não é cópia da internet ou copiar de um capítulo inteiro do livro, por isso, você deve ler o conteúdo e depois reescrever de maneira resumida o seu ponto de vista em uma linguagem formal, clara e coesa.

Deve haver conectividade nos fatos escritos pela fonte que você está lendo e a sua linha de raciocínio. Isso significa que você não deve copiar nada de alguma fonte, os docentes e orientadores verificam se o seu TCC é plagiado de algum documento já existente.  Vale lembrar também que se você entrou em um curso é porque estava em busca do melhor, sendo assim jamais faça seu conteúdo plagiado, pois lhe coloca numa situação constrangedora, não irá conseguir a nota e além disso mostrará que o seu lado proativo e profissional estará em jogo.

Depois familiarizado (a) com o seu tema de escolha, você precisa conhece a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seu trabalho será todo em cima dela, esta norma será seu espelho para a elaboração. Siga toda a ordenação de página, não adiantar eu ter um trabalho excelente em conteúdo mais horrível em estrutura, limpeza e ordenação, pois além de perder a credibilidade você colocar todo o seu mérito a perder.  Lembre-se isto é um documento que está marcando a sua vida acadêmica é de extrema importância que ele seja um conjunto completo de sucesso, isso vale para o estético, conteúdo, limpeza, ordenação e coerência.

Ao escolher um tema para desenvolvimento converse com um professor da área de escolha, isso ajuda a você ser decidir ou caso veja que não tem afinidade com o assunto ainda dará tempo de mudar. O professor irá sempre andar lado a lado no desenvolvimento deste projeto, ele deve orientar em todo o processo para que você não fuja do que foi solicitando, como temos pouquíssima experiência estamos começando agora no mercado tanto acadêmico até mesmo na vida profissionais, os docentes e mestres estudaram a vida inteira para fazer o que a profissão deles condiz que é orientar e passar conhecimento para os demais.  Portanto, escolha um professor orientador não por afinidade, escolha o que é rigoroso e correto, pois você conseguirá aprender na pressão, seu orientador esta te preparando para o mercado além disso ele ter ensinará com o rigor que a vida trás.

Boa sorte e boa escolha, uma citação importante dita por Steve Jobs foi a frase “Para se ter sucesso é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas. ”

http://portal.mec.gov.br/

http://www.abnt.org.br/